Notícias
(in)Tolerâncias e OSUFPB
(in)Tolerâncias para orquestra de cordas terá nova execução, na temporada 2024 da Orquestra Sinfônica da Universidade federal da Paraíba (OSUFPB). A obra será executada dia 26 de Julho, pela OSUFPB, sob regência do maestro Nilson Galvão. O concerto contará também com obras de Britten, Elgar e Purcell.
Déjà-vu estreia em Caracas (VEN)
No dia 28 de Abril de 2024, a Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela, sob regência do maestro Ruben Capriles, estreou Déjà-vu na principal sala de concertos da Venezuela. A Sala Simón Bolivar recebeu a orquestra para a realização do concerto de premiação IberMusicas. O concerto contou com a presença da embaixadora do Brasil na Venezuela, bem como representantes das embaixadas da Argentina, México e Arábia Saudita.
O Canto da Fênix: ascensão, morte e renascimento para orquestra sinfônica (2022), retorna ao palco da sala Cecília Meireles, no RJ.
No dia 16 de Dezembro de 2023, às 16h, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência do maestro Anderson Alves, executará a obra no encerramento da XXV Bienal Brasileira de Música Contemporânea. O Concerto ocorrerá na Sala Cecília Meireles, responsável pela encomenda da obra no ano de 2022 quando foi estreada.
Déjà-vu para orquestra sinfônica (2023) vence o prêmio IberMúsicas
A obra Déjà-vu para orquestra sinfônica (10min), composta no início de 2023 foi selecionada no Concurso de Composição IberMúsicas (de âmbito latino-americano + Esp.). Foi selecionada apenas 1 obra de cada um dos 10 países envolvidos. Déjà-vu, escolhida como representante brasileira, será executada na Venezuela ou em Cuba, no ano de 2024, em data a ser ainda definida.
O Canto da Fênix: ascensão, morte e renascimento recebe a primeira colocação no prêmio da XXV Bienal Brasileira de Música Contemporânea (2023).
A peça obteve a primeira colocação da categoria obra sinfônica. Nesta categoria concorreram 54 obras. Doze delas foram selecionadas e farão parte desta mostra que se destaca como um dos eventos mais significativos no cenário musical brasileiro.
(in)Tolerâncias para orquestra de cordas fará parte da Temporada 2024 da OSUFPB
A obra (in)Tolerâncias para orquestra de cordas, composta em 2017, foi selecionada por edital pelo LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada) da Universidade Federal da Paraíba para compor a programação da OSUFPB em 2024. A OSUFPB (Orquestra Sinfônica Federal da Paraíba) fará sua execução em data ainda a ser determinada.
O Canto da Fênix estreia em São Paulo
Neste sábado, dia 29 de Julho de 2023, às 19h e Domingo, dia 30, às 11h, a Orquestra sinfônica de Santo André, sob regência do maestro e diretor artístico Abel Rocha fará a estreia de “O Canto da Fênix – ascenção, morte e renascimento. Os concertos serão realizados no Teatro Carlos Gomes – centro de Santo André. A entrada é franca. O Concerto denominado Pássaros, será constituído também pelas seguintes obras: Os Pássaros de Ottorrino Respighi; O Galo de Ouro de Korsakov e a Suíte O Pássaro de Fogo de Stravinsky.
O Canto da Fênix, breve em SP
Após a estreia de O Canto da Fênix: ascensão, morte e renascimento no RJ em 2022, a obra será executada em SP pela OSSA, sob regência do maestro Abel Rocha nos dias 29 e 30 de Julho.
Estreia de O Canto da Fênix: ascensão, morte e renascimento na revista Concerto
Isocronia para Orquestra conquistou menção honrosa no 11º Festival Tinta Fresca da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, após um empate triplo.
https://www.bheventos.com.br/evento/06-15-2022-11-festival-tinta-fresca-concerto-de-encerramento
11º Festival Tinta Fresca de Composição da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Isocronia para Orquestra Sinfônica, composta em 2020, foi uma das 5 obras selecionadas em um total de 39, para participar do 11º Festival Tinta Fresca da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (âmbito nacional). O concerto de premiação acontecerá dia 15 de Junho, às 20:30, na sala Minas Gerais e a regência estará a cargo do maestro José Soares. Em breve, disponibilizaremos o link de transmissão oficial do festival.
XXIV Bienal de Música Contemporânea
(in)Tolerâncias para Orquestra de Cordas foi selecionada para a 24ª Bienal de Música Contemporânea do RJ e será estreada dia 21 de Novembro de 2021, às 17h, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (OSN UFF), sob a regência do maestro Roberto Duarte.
Transmissão da Rádio Cultura
Abertura “O Cavalo Alado” (2004) Orquestra Sinfônica de Santos – Regência Mto Emiliano Patarra – Masp/SP https://cultura.uol.com.br/radio/programas/alma-brasileira/2021/09/26/53_acervo-cultura-fm-sexto-episodio.html – Rádio Cultura FM em 26/09/2021 11h00
10º Festival Tinta Fresca 2019
Filarmônica de Minas Gerais – Sama (2019) https://docplayer.com.br/56219069-Uma-orquestra-em-busca-de-novos-sons-concerto-de-encerramento.html
Concerto Jazz Sinfônica
Matinais Jazz Sinfônica – 03 de Abril de 2016 – Anhum Abertura Sinfônica http://salasaopaulo.art.br/concertoseingressos/concerto.aspx?IDApresentacao=6377&Cultura=en-GB
2º Concurso Nacional de Composição Gilberto Mendes – Festival Música Nova
Concurso Nacional de Composição Gilberto Mendes define finalistas – Abertura “O Cavalo Alado” (2004) https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/concurso-nacional-de-composicao-gilberto-mendes-define-finalistas
Rádio Cultura FM em 26/09/2021 11h00 – Abertura “O Cavalo Alado” (2004) Orquestra Sinfônica de Santos – Regência Mto Emiliano Patarra – Masp/SP https://cultura.uol.com.br/radio/programas/alma-brasileira/2021/09/26/53_acervo-cultura-fm-sexto-episodio.html
Musica Brasilis
Musica Brasilis https://musicabrasilis.org.br/compositores/marcelo-dino